Unix POSIX; multi-plataforma, multi-usuário e multi-tarefa. O sistema é a combinação de inmensuráveis projectos, entre os quais evidenciam-se GNU (encabeçado por Richard Stallman e da Free Software Foundation) e o kernel do Linux (cabeçalho por Linus Torvalds). Entretanto, depois da aparição de Linux na década de 1990, uma quota significativa dos meios gerais e especializados têm usado o termo “Linux” pra referir-se ao todo.
Isto vem sendo fundamento de controvérsias que o neologismo apocopándolo Lignux poderia solucionar. Deve-se notar que existem derivados de Linux que não têm componentes GNU (por exemplo, Android), como este distribuições de GNU Linux onde está ausente (tendo como exemplo, o Debian GNU/Hurd). Para GNU/Linux acha-se normalmente na condição de compêndios conhecidos como distribuições ou distros, as quais lhes foram adicionado seleções de aplicativos e programas para baixar e instalar as mesmas. O propósito de uma distribuição é doar GNU/Linux como um produto desfecho que o usuário possa instalar, cumprindo com as necessidades de um grupo de usuários ou do público em geral. O GNU/Linux tem a fatia mais relevante do mercado.
- Usuário que reporta: Xsm34 (discussão) 04:Dezenove 15 set 2007 (CEST)
- “Otimizar Atalho pra:” deve estar em “Quad ou superior”
- Não é possível avaliar os humanos desse modo
- Ação administrativa: Fato C’est moi ” Parlez 01:Vinte e um 6 out 2007 (CEST)
- Hunter pesado: filho de um garanhão puro-sangue e de uma égua como “engolir espadas” (cavalo de tiro pesado)
- 4 Início da Produção, 1970-setenta e um
- Smart Stay
- Artilharia anti-tanque
de Acordo com um relatório da IDC, o GNU/Linux é usado por 78% dos principais 500 servidores do mundo. Com pequeno participação, o sistema GNU/Linux bem como é usado no segmento de computadores de secretária, portáteis, computadores de bolso, telefones celulares, consoles de videogame e outros dispositivos. O acrônimo recursivo GNU GNU GNU’s Not Unix (GNU não é Unix), vem das ferramentas básicas do sistema operacional criadas pelo projeto GNU, iniciado por Richard Stallman em 1983 e mantida na FSF. A ajuda do GNU esta é a justificativa por que existe controvérsia pela hora de utilizar o Linux ou GNU/Linux, para se atribuir ao sistema operacional formado pelo sistema GNU e o kernel Linux no seu conjunto.
O sistema operacional Unix foi concebido e implantado em 1969 nos laboratórios Bell da AT&T nos Estados unidos por Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy, e Joe Ossanna. Pela primeira vez, em 1971, o Unix foi escrito completamente em linguagem ensamblador, por causa de era uma prática comum no momento. Mais tarde, em uma abordagem inovadora-chave em 1973, voltou a publicar na linguagem de programação C, por Dennis Ritchie (com exceção do kernel e do sistema I/O).
A disponibilidade de uma linguagem de alto grau para implementar Unix fez a sua portabilidade para diferentes plataformas de computação menos difícil, e auxiliando a sua propagação. Por causa um caso de mal uso do poder que o proíbe de entrar no negócio de pcs, AT&T licenciando gratuitamente o código referência do sistema operacional para cada pessoa que o pedir. Como consequência, Unix cresceu muito rapidamente e chegou a ser amplamente adotado pelas instituições acadêmicas e empresas.
Em 1984, a AT&T se esvaziou de Bell Labs; ficando livre da obrigação interessante que requeria a permissão de tais licenças. O projeto GNU, iniciado em 1983 por Richard Stallman, com finalidade de construir um “sistema de software compatível com o Unix, composto inteiramente por software livre”.
Linus Torvalds declarou que se o kernel do GNU estivesse acessível no momento (1991), não se teria decidido a digitar o teu próprio kernel. Embora não seja liberado até 1992, em consequência a complicações legais, o desenvolvimento de 386BSD (dos quais NetBSD, OpenBSD e FreeBSD descem) é anterior ao do Linux. Torvalds também afirmou que se 386BSD estivesse disponível naquele momento, eventualmente não teria fabricado o Linux. Em 1991, Torvalds freqüentava a universidade de Helsínquia. Usuário do MINIX e dos programas provenientes de GNU, mostrava-se interessado pelos sistemas operacionais.