Na sua entrevista para a ABC, Américo De Grazia, que nasceu há 58 anos na cidade mineira de Upata, Bolívar, não tem terror dos riscos que geram tuas denúncias. Seus sete filhos tiveram que escapulir pro estrangeiro por ameaças e inexistência de segurança.
“O regime graça desfez a minha família”, lamenta o deputado, que sobrevive graças às remessas que enviam seus filhos, porque o Governo deixou de pagar o salário dos parlamentares desde há 3 anos. O Arco Mineiro tem uma superfície de 111.800 quilômetros quadrados e é maior que Portugal e Bélgica.
Tem minas a céu aberto e, no subsolo, ricas em ouro, diamante, coltán, tírio, urânio, ferro e bauxita. O que tem produzido a febre do ouro no Arco Mineiro? Um mundo sórdido de morte, devastação ambiental, desolação e doenças como a malária, a tuberculose e o sarampo, que tinham sido erradicados. Quem controlam a área?
Primeiro foi Hugo Chávez, que acabou com a paz da localidade, ao permitir a presença da narcoguerrilla colombiana. Maduro lhe cedeu o território ao narcoguerrilla do ELN no Amazonas, Venezuela, Bolívar e de outros estados, em troca de proteção, segurança e custódia de seus negócios turvos.
- 4 A Extenso Depressão e a Segunda Competição Mundial
- seis Castelvi e Delbono
- Rodasteis muito no exterior
- treze Tipos de Yoga – Yoga aéreo
- 2 Outros hiperlinks
Os grupos criminosos colombianos lhe bem como lhe ofereceram proteger teu regime no caso de uma intervenção militar estrangeira. Como aconteceu o ataque do colombiano ELN contra os militares venezuelanos, há dois dias se toleravam bem? A GNB havia sido aprisionado um dos líderes do ELN invés da cédula de identidade e carteira da pátria incorreto e os “elenos” emboscada dos militares perto de Puerto Ayacucho, Amazonas. Foram 4 soldados mortos e 12 feridos venezuelanos.
Os do ELN estavam “cuidando” das minas de ouro e coltán de “Nicolasito”, o filho do Presidente, em Parguaza, Amazonas. E as outras massacres? Em todo o Arco Mineiro ocorreram quarenta e dois massacres desde 2006, quando Hugo Chávez lhe abriu as portas pra máfias.
As forças armadas venezuelanas foram cúmplices. Em quatro de março de 2016 foi um marco em razão de apareceram primeiramente dezessete e, em seguida, 18 mineiros enterrados numa fossa comum em Tumeremo, Bolívar. Em 2017 ocorreu outra matança e, há quinze dias, massacram oito mineiros. Por que Maduro se apóia no ELN colombiano? A Madura tem se saído bem com o ELN já que ele limpa o rumo. Como operam as máfias das minas?
Um dia de zafra podes deixar mortos. Sem um mineiro vai além da linha vermelha-lhe furar um tiro pra mãos pra desativá-lo para a existência. E se você não entrega o “imposto” matá-lo. Os “elenos” ganham 10% de imposto pra eles, a elaboração de ouro e, logo após, com 90% restante pagam ao mineiro o valor que eles decidam.