Pois que se entediado no verão e oferece-lhe por publicar coisas longas. Hoje eu decidi recordar o clássico Donkey Kong, comentando em tão alto grau o jogo como a história por trás de seu desenvolvimento e do teu embate. Esta história começa em meados dos anos 70. Nintendo estava perante o mandato de seu terceiro presidente: o despótico Hiroshi Yamauchi. A Nintendo havia nascido como uma organização produtora de cartas, todavia com o passar do tempo esse negócio acabou por não ser suficiente para preservar em funcionamento a empresa.
Por isso, explorou diferentes linhas de negócio, sendo que as relacionadas com os brinquedos e os jogos de mesa que mais sucesso tiveram. Mas estar simplesmente “assentada” não era bastante pro ambicioso Hiroshi Yamauchi, que traçou o seu próximo propósito.
No Japão-lhe-ia bem, sim, porém internacionalmente a Nintendo não existia. Yamauchi não queria que a Nintendo conformase com uma pequena organização japonesa, porém que queria que fosse uma organização de âmbito internacional. Assim, em 1980, a decisão de formar uma filial da Nintendo nos Estados unidos: Nintendo of America. Esta filial nasce para se afirmar no mercado americano. Hiroshi Yamauchi confiada esta atividade a seu genro, Minoru Arakawa, que ser erigiría como o primeiro presidente da Nintendo of America. A primeira decisão de Arakawa como presidente da NoA foi lançar nos EUA o arcade mais bem sucedido da empresa: Radar Scope.
Se tratava de um jogo de tiro com um direito idêntico com Space Invaders, que tinha sido um sucesso no Japão, ocasionando-se o segundo arcade mais popular do estado (só atrás do à prova de fogo Pac-Man). A priori, era um movimento lógico, o Radar Scope foi um palpável fracasso nos EUA. Embora o jogo chegou a ser muito popular no Japão, o teu lançamento nos EUA chegou insuficiente tarde, na década de 1980, e imediatamente não impressionou os jogadores norte-americanos. Chegados a esse ponto toca mostrar um novo ator dessa história: Shigeru Miyamoto. Muito distanciado da glória que o futuro lhe espera, Ele entrou pela empresa a ponto de projetar brinquedos.
- Artigo e Interface. Disponível em www.jegsworks.com. Consultado o vinte e dois de março de 2012
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Sua chegada ocorreu no ano de 1977, a começar por um contato de teu pai, que tinha sido qualificado de arreglarle uma entrevista com Hiroshi Yamauchi. Pulando em 1981, Yamauchi estava desesperado por achar esse jogo que lhe ajudasse a salvar da catástrofe de NoA.
Sendo assim que decidiu entrevistar todos os colaboradores da corporação, um por um (lembre-se que naquela data a Nintendo ainda era uma organização pequena), para que sugerissem idéias pra um novo projeto. De todas as idéias a que mais convenceu Yamauchi foi a de Shigeru Miyamoto.