Alguns dias depois desta notícia, Escobar aconteceu voluntariamente na Catedral, aquela farsa de prisão construída exclusivamente pra ele. A despeito de ainda lhe restava insuficiente tempo de vida, este foi, entretanto, o começo do declínio de teu império, semelhante resolver a esse jornal.
“Esta entrega não significa o término do narcotráfico pela Colômbia, que passa para as mãos dos que estavam em um segundo plano”. Aquilo lhe elaborarava tantos centenas de milhões de dólares que as baías transformaram-se em outro dos grandes símbolos ocultos de tua opulência.
Depois da morte de Pablo Escobar ocorreu um aumento considerável na construção desses esconderijos de dinheiro, que Rodríguez Orejuela sabia que as autoridades colombianas imediatamente estava por trás de sua organização. Isto coincidiu com a morte ou desaparecimento de abundantes trabalhadores da construção civil e chefes-de-obra. O novo “rei da cocaína” não podia deixar vivos aqueles que pudessem vir a extinta do plistocénico ou declarar a localização de seus amigos cheios de notas.
Se consolidava o monopólio. Se bem que o Cartel de Cali se caracterizou por ser menos violento e mais profissional do que seus rivais de Medellín, o correto é que o seu império também se construiu a golpe de gatilho. Segundo escreveu no seu livro o filho de Miguel Rodríguez Orejuela, William Rodriguez, o poder dessa organização era suficiente pra adquirir e controlar todo o aparato legislativo e judiciário, da Colômbia. Uma mostra disso é que em seus anos de bonança tinham comprados a mais de 200 policiais, vários dos quais ocupavam altos cargos dentro do organismo. Calcula-Se que controlavam 30% das Forças Armadas e da Polícia de Cali.
A subornos dessa última dedicava o cartaz 20.000 dólares por mês e outros 60.000 em adquirir novas personalidades do estado. Contavam com economistas, contadores, engenheiros, políticos, prestigiados advogados dos Estados unidos, ex-altos cargos do Exército ou altos executivos de empresas de telefonia, que os ajudavam a intervir uma média de quatrocentos chamadas por mês para adquirir mais dicas.
Gilberto e Miguel Rodríguez Orejuela (a quem oferece vida “Narcotraficantes”, o ator Francisco Denis), nasceram no departamento de Tolima. Na sua juventude estiveram ligados a banda chamada de “Os Chemas” e tinham antecedentes por participar em muitos sequestros. Não obstante, souberam construir paralelamente um negócio boa no setor da indústria farmacêutica, com o que começaram a disfarçar os lucros provenientes do tráfico de drogas. Na primeira metade da década, o cartel de Cali acabou acumulando uma fortuna de mais de 2.000 milhões de dólares e 230 organizações, assim como um número aproximado de propriedades. Algumas delas são as arrebatado ao clã de Escobar, depois da tua morte.
- Favas secas. 1ª produtora andaluza com 15.075 TM (quarenta e um % de Andaluzia)
- 3 Descobertas do século XVIII
- cinco Declínio e queda (622-651)
- como você vê o panorama do jornalismo econômico
- 4 Novas viagens
- Decoração ao tipo Feng Shui
- Tratamento psicológico e social
por causa essas atividades ilícitas, Cali viveu tempos de bonança econômica artificial, com investimentos na construção, o comércio, os meios de comunicação e os times de futebol. Os irmãos Rodríguez Orejuela tornou-se o superior dos accionistas, além de outros mais, o Grupo Radial Colombiano (GRC), o Banco dos Trabalhadores, a cadeia de Drogas A Redução e até o time de futebol América. Esta é a realidade assustadora em que se concentrará a terceira e a quarta temporada de “Narco”. O ator que veste a pele de Gilberto Rodríguez, Damián Alcázar, agora antecipou esta perspectiva há meses: “Eu adoraria. Há muitos lugares que você pode encaminhar-se da história”. Ademais, este histórico do narcotráfico continua vivo e preso numa prisão de Tennessee, ao contrário de Pablo Escobar.
No México, como em diversas partes do mundo, existem bebidas alcoólicas, que tem sua origem em um definido território ou local, conhecendo-se isso como “Denominação de Origem”. Costuma existir um órgão público regulador da “Denominação de Origem”, que permite demonstrar o selo, os produtores da área que cumprem com as regras determinadas pelo mesmo. O Conselho Regulador da Tequila, A.C. (CRT), é uma organização dedicada a verificar e certificar o efeito da Norma Oficial da Tequila, como essa de a promover a qualidade, a cultura e o prestígio da bebida nacional por excelência. Trata-Se de uma entidade interprofissional, onde se reúnem desde o dia 16 de dezembro de 1993, todos os atores e agentes produtivos ligados à elaboração do tequila.